domingo, 20 de janeiro de 2013

Estudo de casos clínicos

 

Obs. Os casos clínicos abaixo citados deverão ser realizados em dupla ou trio com o auxílio da monitora (Danielle Esterfane da Silva - daninha350@hotmail.com). Para tanto, vocês deverão agendar encontro com amonitora por e-mail. As respostas dos casos abaixo citados deverão ser entregue impreterivelmente no dia 28 de janeiro de 2013 antes do início da prova de recursos terapêuticos. O material deverá ser ser escrito à mão e assinado pela Danielle informando que acompanhou as atividades realizadas.  Total de pontos = 2 pontos.

Aproveito para comentar que os resumos das aulas (feito à mão) deverão ser entregues no dia 21 de janeiro de 2013 antes do início da aula de termoterapia superficial por calor. Tota de ponto = 1 ponto.

Os estudos de caso citados abaixo resumem alguns conceitos de termoterapia superficial por frio e calor discutidos em aulas. Com base nos casos apresentados, peço-lhes para propor os objetivos do tratamento e em seguida comentar os fatores a serem considerados na seleção dos recursos supracitados como a intervenção de escolha. Além disso, vocês terão que comentar qual o agente de termoterapia superficial por calor ou frio ideal para promover o progresso rumo aos objetivos.

Caso 1: Exame: WF é um professor do sexo masculino, com 38 anos de idade. Ele lesionou seu joelho esquerdo há 3 meses jogando futebol, e foi tratado de forma conservadora com anti-inflamatórios não esteróides e fisioterapia por 6 semanas, apresentando uma melhora moderada nos sintomas. Entretanto, ele não consegue retornar às atividades esportivas devido à dor contínua no joelho medial. Uma ressonância magnética realizada 2 semanas atrás revelou lesão de menisco medial. Diante disso, o paciente foi submetido a uma artroscopia para menisectomia há 4 dias. O referido paciente foi encaminhado à fisioterapia para avaliação e tratamento. Na avaliação, WF acusa dor no joelho, que reduziu de 9/10 para 7/10 desde a cirurgia, mas aumenta com descarga de peso sobre o membro lesionado. Os seus movimentos estão limitados às tarefas instrumentais e de vida diárias e ele relata rigidez no joelho.

Teste e Medidas: O exame objetivo revela moderado aquecimento no joelho esquerdo (face Antero-medial), com restrição da ADM a -10 graus de extensão e 85 graus de flexão. O paciente deambula sem auxílio para locomoção, mas com fase diminuída no lado ipsilateral à lesão e com o joelho semi-fletido (30 graus de flexão) durante o ciclo da passada. A perimetria do joelho esquerdo no nível médio-patelar é de 45 cm e, no joelho direito de 38 cm.

Responda

1. Quais seriam os objetivos para o tratamento desse paciente?

2. Que sinais e sintomas nesse caso podem ser tratados por termoterapia superficial por frio (crioterapia)?

3. Quais contra-indicações deverão ser verificadas antes do uso do recurso?

4. Quais aplicações de crioterapia seriam adequadas para esse paciente (descrever a técnica de aplicação, posicionamento do paciente, tempo de aplicação, cuidados a serem tomados e orientações)?

5. Quais não seriam adequadas?

Caso 2: Exame: LH é uma mulher de 67 anos de idade que procurou o serviço de fisioterapia para avaliação e tratamento por apresentar diagnóstico de artrose das mãos. Ela acusa rigidez e dor em todas as articulações dos dedos, o que dificulta segurar utensílios de cozinha e realizar outras atividades domésticas, além de dor ao escrever. Ela relata que esses sintomas tem piorado nos últimos 5 anos e se intensificaram no mês passado desde que suspendeu o uso de anti-inflamatórios não esteroidais devido a efeitos gástricos colateriais.

Teste e Medidas: O exame revela rigidez e ADM de flexão restrita das articulações interfalangianas proximais dos dedos 2 a 5 a aproximadamente 90 graus e ligeiro desvio ulnar nas articulações carpometacarpianas bilateralmente. As articulações não se apresentam quentes ou edematosas, e a sensibilidade está inalterada em ambas as mãos.

Responda

1. Essa condição é aguda ou crônica?

2. Quais seriam os objetivos para o tratamento desse paciente?

3. O que deve ser considerado antes do uso de calor em um paciente com condição inflamatória?

4. Quais contra-indicações deverão ser verificadas antes do uso do recurso?

5. Que tipos de termoterapia seriam adequadas para esta paciente (descrever a técnica de aplicação, posicionamento do paciente, tempo de aplicação, cuidados a serem tomados e orientações)?

6. Quais tipos seriam inadequadas?