segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ultra-som Terapêutico

 

Lívia Raquel Pereira 5º P Fisioterapia UFVJM (primeiro semestre de 2009)

 

  • Definição:

- É uma modalidade de penetração profunda capaz de produzir alterações nos tecidos, por mecanismos térmicos e não-térmicos.

- É qualquer onda sonora acima de 16 a 20.000 Hz. O ultra-som terapêutico varia de 750.000 a 3.000.000Hz

- A energia do ultra-som não pertence ao espectro eletromagnético, situando-se no espectro acústico.

- Nos tecidos moles que são compostos principalmente de líquidos a onda elétrica se propaga de forma longitudinal, porém no osso de forma transversal.

  • Efeitos da aplicação do ultra-som:

- Aumento da velocidade de reparo do tecido lesado

- Aumenta reorientação e quantidade de fibras colágenas na fase de remodelagem

- Aumento do fluxo sanguíneo

- Aumento da extensibilidade do tecido

- Dissolução de depósitos de cálcio

- Redução da dor

- Redução de espasmo muscular

- Alteração da permeabilidade da membrana celular

- Liberar medicamentos em tecidos subcutâneos

  • Produção do ultra-som:

É produzido por uma corrente alternada que flui através de um cristal piezoelétrico alojado em um transdutor. Ocorre um efeito piezoelétrico indireto quando uma corrente alternada passa através do cristal, resultando na contração e expansão dos cristais. O ultra-som é produzido por meio do efeito piezoelétrico indireto. A vibração dos cristais causa a produção mecânica de ondas sonoras de alta freqüência.

Como meio de acoplamento entre o cabeçote e o tecido é necessário o uso de um gel para impedir a reflexão na interface ar-tecido.

  • Efeitos fisiológicos:

Os efeitos térmicos e não-térmicos prevalecerão de acordo com o regime de pulso aplicado, contínuo ou pulsado.

- Algumas revisões a respeito do ultra-som terapêutico apontam efeitos térmicos como aumento do fluxo sanguíneo na região de tratamento, redução da dor, redução do espasmo muscular, aumento da extensibilidade tecidual, redução do processo inflamatório.

- Já os efeitos atérmicos estariam relacionados à ocorrência da cavitação, ou seja, formação de bolhas e ainda a agitação destas bolhas no interior dos tecidos em decorrência do campo acústico formado pela aplicação do recurso. Pode ser dividida em cavitação estável e instável:

Estável: é uma forma pouco violenta estando associada com a vibração dos corpos gasosos. Somente esta pode ser considerada terapêutica visto que seus efeitos são basicamente não térmicos.

Instável: ocorre quando há uma violenta implosão de bolhas pode promover danos teciduais decorrentes de altas temperaturas e pressões geradas em razão da liberação de energia no instante da ruptura da bolha de ar. Pode romper ligações moleculares produzindo radicais livres.

Também como efeito atérmico existe o microfluxo acústico que é a circulação constante do fluido induzida por forças de radiação. Este movimento pode danificar macromoléculas e células e por outro, alterar o ritmo de difusão de partículas e a permeabilidade de membranas. Os efeitos térmicos e atérmicos ocorrem de maneira simultânea resultando em estimulação da atividade fibroblástica, aumento da síntese de proteínas, aumento do fluxo sanguíneo e regeneração tecidual.

  • Análise do campo acústico do feixe ultra-sônico:

É utilizado para detectar alterações da energia emitida pelo transdutor, é aconselhável que se faça o teste 1 vez por semana.Para realização do teste deve ser colocado no cabeçote 1 ml de água, sobre a superfície metálica. O aparelho deve estar em modo contínuo com a freqüência de 1 MHz, é então ligado e deve-se observar a lenta e constante elevação da intensidade e a qualidade da cavitação, homogêneo ou não, e o feixe acústico.

  • Teste de cavitação:

Deve-se observar a nebulização da água com o aumento da intensidade.O teste é feito colocando-se ao redor do cabeçote, da área metálica, fita adesiva e sobre o cabeçote coloca-se o gel ou a pomada que se deseja testar e em seguida coloca-se água e após ligar o aparelho deve ser observada a nebulização da água. Obs.: pode ser feito teste para se observar se algum fármaco é bom ou não para a passagem do feixe acústico, fonoforese.

  • Transmissão de ondas de ultra-som:

O ultra-som precisa de um meio denso para percorrer, sendo incapaz de atravessar o ar. À medida que essas ondas percorrem um meio, ocorre certo grau de divergência A propagação da energia ultra-sônica nos tecidos depende principalmente de dois fatores: características de absorção do meio biológico e reflexão da energia ultra-sônica nas interfaces teciduais. A velocidade de propagação da onda ultra-sônica é maior nos meios onde há maior agregação molecular, ou seja, onde as moléculas estão mais próximas umas das outras. Assim, o som se propaga mais rápido nos sólidos do que nos líquidos e gasosos. As ondas sonoras na faixa de 1MHz se propagam nos tecidos moles com uma velocidade de 1540m/s e pelo osso compacto com 4000m/s. Nos tecidos orgânicos, a velocidade de propagação do ultra-som pode variar de acordo com as características do tecido, ou seja, se propaga mais rápido no tecido ósseo do que no músculo.

- Impedância acústica:

A impedância acústica pode ser caracterizada pela resistência oferecida pelos tecidos à passagem das ondas ultra-sonoras. Cada tecido tem uma impedância diferente. Quanto maior for a agregação molecular, maior será a impedância acústica. Nos meios de maior agregação molecular ocorre maior interação das ondas sonoras com a estrutura molecular do meio, fazendo que sejam mais absorvidas, diminuindo a energia sonora e caracterizando maior resistência à passagem das ondas, ou uma maior impedância. Ressalta-se ainda que quanto maior for a impedância acústica maior será o aquecimento tecidual.

- Reflexão:

A reflexão ocorre quando uma onda sonora emitida volta ao meio de origem conservando sua freqüência e velocidade. A reflexão em uma superfície ocorre quando a impedância acústica de dois meios forem diferentes. A reflexão e proporcional à diferença de impedância acústica dos dois meios. Na utilização pratica do ultra-som é importante que promovamos um perfeito acoplamento entre o cabeçote e a pele do individuo tratado, utilizando uma substancia de acoplamento, do contrário, haverá presença de ar entre o cabeçote e a pele formando uma interface refletora do feixe ultra-sônico.

- Refração:

A refração ocorre quando uma onda emitida passa para outro meio e desvia sua direção, sofrendo mudança na sua velocidade e mantendo sua freqüência. Este fenômeno ocorre quando as interfaces têm impedância acústica diferentes.

- Absorção:

A absorção é caracterizada pela capacidade de retenção da energia acústica do meio exposto às ondas ultra-sônicas. Estas ondas são absorvidas pelo tecido e transformadas em calor. O ultra-som aumenta o movimento molecular, provocando maior vibração e colisão entre as moléculas e gerando efeito térmico. As proteínas são as que mais absorvem a energia do ultra-som. Em virtude da absorção das ondas ultra-sonicas nos tecidos, a intensidade das ondas diminuirá à medida que elas penetrarem nas camadas teciduais. Quanto maior a freqüência do ultra-som, menor o comprimento de onda e maior a absorção. Com isso, na fisioterapia dermato-funcional é usada freqüência de 3MHz, pois terá maior absorção superficial, fazendo com que haja menor penetração.

  • Campo próximo e campo distante:

No campo próximo ocorre ausência de divergência do feixe, havendo pequena convergência. O campo distante caracteriza-se por uma baixa taxa de não uniformidade do feixe, ou seja, ocorre ausência quase total de fenômenos de interferência e, o feixe é mais uniforme e a intensidade diminui gradualmente ao aumentar a distância a partir do transdutor.

  • Tipos de ultra-som: contínuo e pulsado

O ultra-som contínuo apresenta efeito térmico dominante, enquanto o ultra-som pulsado apresenta efeito mecânico dominante. O ultra-som contínuo pode ser necessário quando ambos os efeitos, térmicos e não térmicos(mecânicos), forem necessários, principalmente nas lesões crônicas e nas afecções. Já no ultra-som pulsado, como há uma intermitência na saída das ondas sonoras no transdutor, sendo considerado por isso como atérmico, o mesmo está indicado quando o calor produz algum tipo de desconforto, onde a afecção é aguda, ou nos processos de regeneração tecidual.

Na pratica clínica o ultra-som contínuo deve ser usado até 2W/cm2 para que não haja risco de lesão nas estruturas superficiais.

  • Aplicação do ultra-som:

O tamanho apropriado da área a ser tratada deve estar relacionado ao tamanho da ERA, pois o ideal é que esta área seja de 2 a 3 vezes maior que o tamanho da área de radiação efetiva.

  • Dose:

A dosimetria é o produto da intensidade do estímulo pela duração do tratamento.

  • Intensidade:

A intensidade do ultra-som pode ser classificada de acordo com o modo como a potência e a intensidade são distribuídas na transmissão. Intensidade media espacial é a intensidade ultra-sonica média transmitida em relação a área do transmissor. A intensidade de pico espacial é o maior volume dentro da transmissão ultra-sonica que a intensidade pode atingir. A intensidade média temporal ocorre somente no modo pulsado, e se calcula através da média da potência durante os períodos de emissão de ondas e de sua interrupção.

  • Tempo de aplicação:

- Para cada 1 ERA e ½ aplicar 2 minutos, podendo aumentar 30 segundos a cada sessão até chegar a 3 minutos, ou seja, considerando que a ERA do cabeçote seja 4 cm2, aplica-se 2 minutos para cada 6 cm².

- Outra regra consiste em para cada 10 cm² de área a ser tratada aplicar 2 minutos.

  • Frequência de tratamento:

- Processos agudos: tratar todos os dias (6 a 8 dias)

- Processos crônicos: tratar 3 vezes por semana. Se depois de 14 sessões não observar resultados, modificar a terapia.

  • Técnicas de apliacação de ultra-som:

- Método direto: meio de acoplamento sem propriedades medicamentosas ou cosméticas. É indicado quando a superfície a ser tratada é razoavelmente plana, sem muitas irregularidades, permitindo um perfeito contato de toda a superfície do cabeçote com a pele.

- Fonoforese: método direto utilizando uma substância com propriedades terapêuticas em forma de gel como meio de acoplamento, objetivando com isso a introdução de substâncias medicamentosas e cosméticas através da pele, mediante energia ultra-sonica. É efetivamente potencializada pelo aumento da permeabilidade da membrana celular. As freqüências maiores tendem a prover maior índice de transmissão.

- Subaquática

  • Contra- indicações:

- Sobre o útero grávido

- Sobre a região do coração

- Tumores

- Globo ocular

- Endopróteses

- Implantes metálicos

- Processos infecciosos

- Tromboflebite e varizes

  • Referências:

http://www.ebah.com.br/ultra-som-terapeutico-doc-a18514.html

http://www.slideshare.net/FisiomedBrasil/ultrasom-teraputico

STARKEY, Chad. Recursos terapêuticos em fisioterapia. Manole, 2ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário