quarta-feira, 2 de junho de 2010

CASOS ILUSTRATIVOS DO USO DA TENS

CASOS ILUSTRATIVOS DO USO DA TENS

CASO 1: Um servente de pedreiro lesou a coluna lombar há 2 dias enquanto erguia um saco de cimento pesado durante o trabalho. A história médica pregressa não é contributiva; os RX da coluna são negativos.

Exame: Os exames revelam marcada limitação em todos os movimentos lombares, especialmente nos de extensão e rotação E, com grande tensão muscular para-vertebral presente e dor lombar difusa. Há dor intensa na volta da extensão do tronco, a partir da flexão máxima do tronco (dor no meio do arco de movimento). Os sinais neurológicos são negativos. As manobras testadas não produzem irradiação dos sintomas.

Diagnóstico Funcional: Estiramento muscular dos extensores da coluna lombar com limitação dos movimentos por dor e hiperalgesia muscular.

CASO 2: Uma mulher de 62 anos sofreu uma fratura de Colles no punho esquerdo há 6 meses. Os RX mostram boa consolidação óssea e seu gesso foi removido essa manhã. Queixou-se de dor na mão em queimação durante o período de imobilização.

Exame: O exame revelou marcada limitação na extensão, flexão, desvio radial e ulnar do punho, com rigidez; prono e supinação menos limitadas. O punho e dedos estão edemaciados e avermelhados. Ela tem alguma força muscular na região distal do membro superior, mas é incapaz de aceitar qualquer resistência que leve a dor. Ela é extremamente sensível a palpação, e não permite que seja realizada movimentação passiva de punho e dedos.

Diagnóstico Funcional: Restrição articular das articulações rádio-carpicas e médio-carpicas, debilidade muscular secundária a imobilização, dor, hiperalgesia, edema e alterações de coloração da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário