terça-feira, 22 de agosto de 2017

Vivência prática princípios em eletroterapia

1). Ajustar o equipamento de eletroterapia (escolha de modalidade terapêutica de baixa frequência – TENS/FES) nos seguintes parâmetros T = 100ms e F = 75Hz.

2). Usar um dos canais de estimulação e colocar 1 eletrodo no aluno que receberá a eletroestimulação (ex. região anterior do ante-braço) e o outro na palma da mão do monitor ou outro aluno (dupla).

3). Monitor ou outro colega (dupla) deverá fazer contato do indicar com o corpo do colega (Ex. trajeto do músculo extensor superficial dos dedos do mesmo lado que foi fixado o eletrodo. Aumentar a intensidade até o monitor ou outro colega sentir a corrente na ponta do dedo que está efetuando o teste de "palpação elétrica" (formigamento = nível sensorial fraco).

4). Fazer “palpação elétrica” na área testada buscando pontos motores. Você saberá que encontrou estes pontos de maior sensibilidade elétrica ao perceber mais corrente passando pelo seu dedo. Esses locais são “pontos de baixa impedância elétrica” por onde a energia da corrente flui com maior facilidade e, por isso, são pontos ótimos para estimulação devendo ser utilizados como alvo para estimulação.

5). Localize e marque 2 pontos e peça ao colega que fale qual a impressão sensorial deixada pela corrente (Anotar e prestar atenção no tipo de formigamento, se é agradável ou desagradável).

6). Feito isso, diminua a frequência (F) para o mínimo que o aparelho permitir (ex. F = 10Hz).

7). Pedir ao colega que compare com a sensação anterior (Melhor? Pior?).

8). Aumentar a F para 150Hz e repita o passo anterior (Melhor ou pior que a anterior?).

9). Teste mais 2 frequências (F = 25Hz, F = 80Hz).

10). Perguntar ao colega qual a melhor F e em seguida mude a estimulação para o modo BURST e pergunte novamente (melhor? Pior?).

11). A estimulação terapêutica posterior à técnica do dedo deveria ser feita com os eletrodos colocados sobre os pontos que foram localizados, na frequência e modo que o paciente preferiu e com a intensidade fixada em nível sensorial forte.


Obs. Caso o colega relate algum desconforto quando a frequência for aumentada ou reduzida, reduza a intensidade da corrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário