terça-feira, 28 de junho de 2016

Diatermia

·         O que é onda eletromagnética? (características da onda: comprimento e frequência)
·         Medidas de fluxo
o   Voltagem
o   Intensidade ou amplitude
o   Potência (P = V x I)
o   Resistência – oposta à I (V = [I / R])
·         A dose e consequentemente o efeito fisiológico dependerão (medidas de fluxo e características da onda eletromagnética).
·         Definição de diatermia [tecidos bons condutores – sangue e músculo por possuírem moléculas com carga (íons, certas proteínas e água)].
·         Efeitos fisiológicos (térmicos e mecânicos)
·         Diatermia por ondas curtas
o   Eletrodo capacitor (disco e placas)
o   Eletrodo indutor (tambor)
·         Técnica de aplicação (coplanar e contraplanar)
·         Precauções, indicações e contra-indicações

Diatermia é uma modalidade de aquecimento profundo que converte ondas eletromagnéticas em calor. Onda é uma perturbação que ocorre em um meio podendo ter uma ou várias direções, possui natureza mecânica e elétrica. Aplicação de corrente de alta frequência ao corpo para produzir efeitos térmicos profundos e mecânicos.
A onda eletromagnética é uma onda tridimensional, possui período ou largura de pulso, freqüência e comprimento de onda. Quanto menor o comprimento de onda maior a freqüência. Os aparelhos de ondas curtas e microondas já são confeccionados com freqüência e comprimento de ondas definidos, e não se pode modular.
Ondas curtas
A diatermia por ondas curtas é a radiação não-ionizante da porção de freqüência de rádio do espectro eletromagnético. É usada por fisioterapeutas para enviar calor e energia para os tecidos situados profundamente. As ondas curtas e também o microondas tem preferência por tecidos ricos em íons. O efeito de aquecimento ocorre como resultado da fricção entre os íons que se movimentam e os tecidos ao redor, esses possuem uma corrente alternada com cargas contrárias. Os tecidos de maior condutividade são aqueles que possuem íons livres no caso músculos e sangue, portanto qualquer tecido bem vascularizado é um bom condutor, sendo o tecido adiposo o de menor condutividade causando isolamento.
Diatermia de ondas curtas pode ser liberada na forma contínua ou em pulsos. A contínua gera um aumento maior das temperaturas subcutâneas, sendo seu uso em geral limitado a patologias crônicas. A forma em pulsos significa que há períodos nos quais nenhuma onda curta é emitida, permitindo que seja empregada em determinados quadros agudos e subagudos.
Os efeitos fisiológicos podem ser térmicos causando; aumento de temperatura pelo aumento do fluxo sanguíneo, atua na inflamação, diminui a rigidez articular, alivia a dor e espasmo nos músculos profundos. Pode ser não-térmico, ou seja, mecânico, causando restauração do balanço iônico normal durante o processo inflamatório levando a uma resposta fisiológica que não é devida ao aumento de temperatura no tecido.
A escolha da dose para aplicação de ondas curtas tende a ser no sentido de uma dose mais baixa para condições mais agudas e uma dose mais alta para condições crônicas, sendo a sensação relada subjetiva. A dose 1 é a mais fraca e é relatada nenhuma alteração, a dose 2 é fraca e apresenta suave sensação de calor e a dose 3 é média apresentando moderada sensação de calor.
O aparelho de ondas curtas possui dois tipos de eletrodos. O eletrodo capacitor que possui campo elétrico maior que o campo magnético, não é interessante de ser usado em local com muito tecido adiposo, possuindo o tipo em placa e o tipo em discos. O eletrodo indutor possui campo magnético maior que o campo elétrico, a formação desse campo induz correntes secundárias que produzirá redemoinhos, ou seja, produzindo correntes circulares, sendo a melhor alternativa para áreas de muito tecido adiposo, podendo ser do tipo espiral ou tambor. O tipo tambor é mais utilizado, pois é colocado mais próximo da região a ser tratada, pois o espiral é de mais difícil posicionamento sobre a região tratada podendo produzir choque.
As técnicas de aplicação dos dois tipos de eletrodos pode ser contraplanar (transversa) com eletrodos em posições contrárias e eqüidistantes. Já a forma coplanar os eletrodos são dispostos do mesmo lado do membro, ou seja, paralelos e eqüidistantes.
Microondas
O microondas é uma modalidade de aquecimento profundo que converte energia eletromagnética de alta freqüência em calor, ou seja, radiações eletromagnéticas, não sendo tão profundo quanto as ondas curtas.
As microondas inicialmente radiadas podem ser absorvidas, transmitidas, refletidas ou refratadas. Sua penetração é inversamente proporcional ao seu comprimento de ondas.
O microondas é mais bem usado para tratar áreas com baixo conteúdo de gordura subcutânea. Pode ser utilizado de modo contínuo em que a onda é contínua ou em modo pulsado onde há momentos on e off, devendo apresentar uma freqüência de repetições de pulsos. O modo pulsado é utilizado para ter efeito mecânico e não térmico, devendo ter um balanço na freqüência de repetição de pulso e duração do mesmo.
A dose utilizada deve ser testada antes da aplicação, tendo que o paciente apresentar sensibilidade normal à dor e temperatura cutânea.
A utilização do microondas deve ter a distância de 5 a 15 cm variando entre indivíduos e deve ser o mais perpendicular possível com duração de aproximadamente 20 minutos.
Precauções das diatermias
- A pele exposta ao tratamento deve sempre ser coberta por no mínimo três centímetros de toalha;
- Examinar sensibilidade térmica e dolorosa do paciente;
- Excluir contra-indicações;
- Remover objetos metálicos;
- Assegurar que a pele esteja seca;
- Pedir ao paciente que relate qualquer sensação percebida durante o tratamento.
Indicações
- Condições inflamatórias subagudas e crônicas de camadas de tecidos profundos;
- Aumentar fluxo e metabolismo;
- Diminuir rigidez muscular;
- Promover relaxamento muscular;
- Aumento da recuperação de lesões.
Contra-indicações
- Lesões traumáticas agudas;
- Áreas com isquemia;
- Doença vascular periférica;
- Roupas úmidas;
- Tendência à hemorragia, inclusive menstruação;
- Câncer;
- Infecções;
- Gravidez;
- Áreas de sensibilidade especial: placas epifisárias em desenvolvimento, região genital, abdômen com dispositivo intra-uterino (DIU) implantado, olhos e rosto.
Segurança do terapeuta
As contra-indicações acima devem ser usadas também para o terapeuta, por isso deve ser sugerido manter uma distância do aparelho (pelo menos 1 m dos eletrodos e 0,5 m dos cabos), mas com alcance visual do paciente.
Observações
Uso das diatermias não podem ser simultâneos ou próximos de outro equipamento elétrico ligado.

Nenhum metal deve estar dentro de 1,2 metros da aplicação da diatermia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário