segunda-feira, 15 de junho de 2009

Efeitos do Treinamento com Plataformas Vibratórias - Alunas: Camila Danielle Cunha Neves e Nátila Holanda Andrade da Mata

INTRODUÇÃO

Recentemente foram desenvolvidos aparelhos produtores de vibração, denominados plataformas vibratórias que são tão eficientes para reabilitação física e para melhora do desempenho físico quanto os métodos convencionais de terapia/treinamento físico. No entanto, a existência de plataformas vibratórias e seus benefícios ainda são pouco conhecidos em nosso país.

2.0 Definição de Vibração:

Vibração pode ser entendida como o movimento alternado de um corpo sólido em relação ao seu centro de equilíbrio, ou ainda, como um movimento de característica oscilatória que se repete em torno de uma posição de referência. Os aparelhos de vibração confeccionados para o treinamento e para a reabilitação física produzem vibrações constantes em forma de sino. (Fig. acima)

A intensidade da vibração é determinada através da amplitude das ondas (mm) produzidas durante o deslocamento e da frequência (Hz) com que os deslocamentos ocorrem. Quando a plataforma vibra com amplitude de 6 mm e frequência de 50 Hz, significa que este aparelho está se deslocando 6 mm ao redor de um ponto fixo (um eixo) e esse deslocamento se repete 50 vezes em um segundo. A aceleração (g) imposta por um aparelho vibrando é determinada pela amplitude e pela freqüência das oscilações.

3.0 Aparelhos produtores de vibração destinados ao treinamento:

è Aparelhos de vibração direta: são posicionados em contato direto com o músculo ou com o tendão. Favorece a aplicação da vibração em um músculo específico, sendo muito pequena sua influência sobre os músculos e ossos de outros segmentos.

è Aparelhos de vibração indireta: englobam os halteres e as plataformas vibratórias. A exposição à vibração se dá pelo contato das extremidades distais dos segmentos corporais com o aparelho vibratório. Em razão disso, a vibração produzida se propaga por muitos tecidos antes de chegar aos músculos ou ossos que se pretende atingir.

4.0 Variáveis que podem ser manipuladas no treinamento de vibração:

· Frequência (12-50 Hz)

· Amplitude (2-10 mm)

· Tempo (30-60 seg.)

OBS: as estruturas mais afetadas pela vibração são aquelas mais próximas da plataforma, sendo que os músculos são mais afetados pela vibração quanto mais elevado for seu estado de ativação durante a realização do treinamento de vibração.

5.0 Efeitos agudos do treinamento de vibração:

· Aumento da força muscular

· Aumento da altura do salto vertical

· Aumento do equilíbrio estático

· Aumento da flexibilidade de membros inferiores

  • As melhoras agudas no desempenho podem estar relacionadas ao aumento da sensibilidade do reflexo de estiramento. A facilitação da ativação do reflexo de estiramento aumenta o suporte neural aos motoneurônios alfa de músculos homônimos e sinergistas, além de inibir a ação dos motoneurônios alfa dos antagonistas. Essas alterações envolvendo proprioceptores musculares alterariam o padrão de coordenação intramuscular, facilitando o movimento ao redor da articulação estimulada pela vibração.

6.0 Efeitos crônicos do treinamento com vibração em indivíduos jovens

Pode-se especular que a utilização do treinamento de vibração em combinação com treinamento de força convencional deve fornecer um estimulo de maior intensidade que o treinamento de força isolado e, portanto, maximizar seus efeitos em indivíduos já experientes nessa forma de treinamento. Porém não há dados na literatura comprovando a eficiência da vibração nessas condições.

6.0 Efeitos crônicos do treinamento com vibração em indivíduos idosos

Apesar dos bons resultados obtidos com a aplicação dos treinamentos convencionais de força e potência, parece ser necessário conhecer novas intervenções que melhore a funcionalidade dos idosos, mas que minimizem o efeito da dor pós-treino e da fadiga produzidos por esses métodos.

Estudos concluíram que os efeitos crônicos do treinamento com vibração em indivíduos idosos pode melhorar o equilíbrio, a agilidade e a qualidade da marcha. Além disso, o treinamento com vibração também tem sido testado como uma estratégia para combater e prevenir os efeitos da osteoporose, uma doença bastante presente em mulheres na terceira idade.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BATISTA MAB, WALERSTEIN LF, DIAS RM, SILVA RG, UGRINOWITSCH C, TRICOLI V. Efeitos do Treinamento com Plataformas Vibratórias. Revista Brasileira Ciência e Movimento, v.15, n.3, p. 103-113, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário